sexta-feira, 1 de maio de 2009

Atividade: 8 O que é desenho?

No início da disciplina Linguagem Gráfica, você respondeu a essa pergunta. Trabalhe com o grupo de colegas, fazendo-lhes a mesma pergunta.

Durante os estudos realizados até o momento temos deparados com esse questionamento por diversas vezes e percebemos a dificuldade para respondermos essa pergunta.
Afinal, desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado. O desenho é utilizado nos mais diversos segmentos profissionais, tornando a arte diversificada a diferentes contextos.
O desenho é a interpretação de qualquer realidade, através de uma representação gráfica. É como uma professora ao alfabetizar, depois de pronunciar o som da letra, ela mostra na lousa como se faz a representação gráfica daquele som.
O professor tem um papel importante na orientação do aluno nesse processo de aprendizagem, não existe uma fórmula mágica que facilite esse processo, fazendo que seus alunos façam verdadeiras obras de artes num instante. Porém o professor pode ajudar nesse caminho, incentivar o aluno a observação, despertando a sensibilidade do olhar. Trazendo o resultado dessa observação para o papel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário