quarta-feira, 6 de maio de 2009

Atividade 12: Cultura local

Organize um debate com os colegas sobre a diversidade cultural local. Você já construiu um painel com o grupo e já deve possuir muitos dados. Organize esses dados com seus colegas. Para tanto, considere as práticas culturais mais expressivas na música, as festas, o artesanato, a culinária, etc. Proponha a elaboração de um cartaz ou boletim com esses registros.

Dentre essas faces culturais destaca-se na região de Venécia a folia de Reis que é composta por homens mulheres e crianças continuando as tradições, sendo que o papel desempenhado por cada um tem uma grande importância. O mestre geral dos preparativos da folia é o mais velho e o principal elemento do grupo, tem autoridade, é responsável pela cantoria, uniformes, instrumentos e bandeira.
Palhaço: com o papel cônico, simbólico de deboche é a diversão na festa, geralmente apresentam uma habilidade e acrobacia.
Os foliões geralmente de pessoas simples rural, representam à maioria dos participantes da festa.O que faz com que cada grupo não acabe é que cada membro que entra faz o voto de ficar por sete anos e quando esta se esgotando renova e assim vai a vida inteira.Entre os coloridos da roupa, ritmos e instrumentos de percussão a tradição se mantém . Nas fotos e no vídeo vemos essa manifestação que aconteceu no último domingo dia 3/05, na cidade.








Um comentário:

  1. Folia de Reis é realmente uma manifestação muito importante em Nova Venécia. Aqui no blog temos um exemplo de como acontece na zona urbana. No interior, a Folia de Reis se apresenta no início do mês de janeiro, dia 6 é a data oficial, mas acontecem durante toda uma semana. É um grupo formado por moradores da comunidade da Igreja Católica que se reúne, leva um estandarte do padroeiro da Igreja local, cantam, rezam nas casas de pessoas que são membros da Igreja. O grupo sai às madrugadas e deve chegar em silêncio às casas. Começam a cantar do lado de fora, pedindo que seja aberta a porta. Enquanto isso, o morador deve aguardar o fim da cantoria preparando comes e bebes para a recepção ficar completa. Doações para a Igreja são feitas.
    Bom, eu vivenciei dessa forma lá em Cristalino. E, nós, crianças, esperávamos isso como quando esperávamos um presente de Natal. Era um momento de muita felicidade!
    Espero ter contribuído...

    ResponderExcluir