sexta-feira, 1 de maio de 2009

Atividade 7: Texturas e desenho

Na atividade 6, foi desenvolvido o tema "texturas" com colagem de materiais diversos e com a percepção tátil. Nesta atividade 7, a sugestão é trabalhar usando "frottage", colocando um papel sobre a colagem dos materiais e esfregando um lápis cera por cima. A superfície dos materiais ficará impressa no papel. Crie outras atividades a partir dessa, dessa vez usando o desenho, ou seja, representando texturas.


Significa três coisas: Escultura sobre Pintura, Superfícies sobre Superfícies e/ou Obras Tridimensionais.

Quem sabe a gente já fez isso brincando e experimentando..."Frotagem (do francês frottage, que significa fricção). Técnica de desenho na qual um papel é colocado sobre qualquer material áspero, como pedaços de madeira ou pedra, e tratado com lápis ou crayon até adquirir a qualidade superficial da substância abaixo. O padrão resultante é em geral utilizado como estímulo à imaginação, servindo como ponto de partida para pinturas que expressam o imaginário subconsciente. Max Ernst foi um pioneiro da técnica, que foi muito usada por outros surrealistas."

Fonte: CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 202Ilustração: Hivana A. Silva Mendes , aluna da 5ªA - E.E. Benedita Wutke, Campinas- SP


Na atividade foi trabalhada a técnica de confeccionar telas, utilizando com material o papelão,massa corrida, materiais orgânicos, sementes, etc. Os próprios alunos trouxeram o material e realizaram o trabalho focando o tema reciclagem, onde cada aluno criou sua própria tela de acordo com sua criatividade e material que trouxe.

No grupo informal, a atividade foi realizada de forma mais simples: uma folha sobre a atividade anterior e giz de cera de várias cores. Realizamos a técnica frottage e depois fizemos desenhos com lápis de cor representando graficamente diferentes tipos de texturas, conforme mostram as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário