domingo, 12 de abril de 2009

Atividade 2: Trabalhando com desenhos

Responda: Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?

Antes de tudo o Arte Educador precisa oferecer ao aluno ferramentas para que ele desenvolva sua própria forma de criar e de se expressar, na linguagem em que ele se sentir mais a vontade. Sendo o desenho, apresentar para o aluno as possibilidades de se expressar através dele. Incentivar o aluno a observação, despertando a sensibilidade do olhar. Trazendo o resultado dessa observação para o papel!

A arte é um dos caminhos para a sensibilização e o aumento da auto-estima. Muitos alunos modificam muito seu jeito de agir passando a se sentirem mais confiantes à medida que se vêem capazes de criar e dominar uma técnica de desenho ou de pintura e isto possibilita também uma nova perspectiva de vida para quem via a arte de uma forma tão distante e, muitos nem sequer conheciam uma exposição de arte, seja de desenho, pintura, escultura ou fotografia.

Sensibilizar o jovem para a arte é um processo necessário e eficaz no combate à violência e a marginalidade, pois direcionamos a energia do adolescente ou mesmo do adulto para uma atividade que além de ser prazerosa proporciona uma ampliação da concentração, da atenção, ajuda a relaxar e diminuir o nível do estresse diário.
O conceito do belo, a harmonia e a busca pelo equilíbrio que realizamos na atividade artística ajudam a desenvolver a emoção como a capacidade de imaginar, questionar e criticar também.

O processo de criação inicia-se paralelamente a um processo de aprendizado e desenvolvimento de técnicas, habilidades e percepção da imagem, da luz e sombra e da proporção e harmonia do conjunto desenhado. A partir do momento que se desenvolve a percepção e aprofunda-se um conhecimento do material e dos recursos utilizados na atividade artística o aluno também começa a se sentir mais seguro para criar e imaginar soluções diferentes, possibilitando a execução de trabalhos cada vez mais criativos e com melhor qualidade.

Juntar linhas e transformá-las em arte é a aspiração de muitos, porém, diante dos desenhos de doré, (Imagem a cima) por exemplo, vemos que precisamos de uma dose a mais de dom artístico. Desenhar à mão, além de técnica, há a necessidade de certas habilidades intrínsecas. Para quem não as possui, tem na tecnologia um aliado que pode fazer com que simples desenhos tranformem-se em algo admirável.



Trabalhar o desenho é uma tarefa prazerosa porque as produções dos alunos nos impressionam. Ensinar a desenhar já é difícil!
Para iniciar uma aula em que será trabalhado o desenho, é necessário apresentar os materiais que existem e que auxiliam nos resultados, como o grafite 6B, o grafite integral, o esfuminho, o verniz spray, as borrachas especiais, o papel tipo canson e diferentes tipos de plano para os alunos experimentarem e conhecerem seus efeitos.
A partir daí, toda uma sensibilização é essencial, apresentando os elementos de linguagem, pode ser sugerido um tema, pode ser colocada alguma imagem/objeto para observação ou deixar que o aluno crie livremente.
Todas as formas são importantes para o desenvolvimento do desenho, mas o desenho livre possibilita que o aluno se expresse verdadeiramente, independente do que é imposto pelo real, podendo desenvolver mais a sensibilidade, os traços, a criatividade, a autoconfiança, a concentração, as suas próprias técnicas, o equilíbrio e construir o seu estilo.
Há que se trabalhar a questão de críticas e dizer que os trabalhos dos colegas têm um significado que cada um deu e, por isso, todos têm seu valor e beleza, para que ninguém se sinta melhor ou pior, o que acontece muito em aulas de arte. Tendo isso como regra, os elogios são uma motivação muito grande e são possíveis em todo desenho.

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