domingo, 12 de abril de 2009

Atividade 3: Pesquisando sobre Desenho

Pesquise sobre desenho na internet. Existem muitos sites sobre desenho e ilustrações em livros de artistas e em cadernos de viagens na internet. Disponibilizamos alguns links interessantes para você pesquisar.

Faça essa busca e comente o que achou mais interessante nela. Ainda, salve algumas imagens e disponibilize-as, compartilhando-as com todos.

Juntar linhas e transformá-las em arte é a aspiração de muitos, porém, diante dos desenhos de doré, por exemplo, vemos que precisamos de uma dose a mais de dom artístico. Desenhar à mão, além de técnica, há a necessidade de certas habilidades intrínsecas. Para quem não as possui, tem na tecnologia um aliado que pode fazer com que simples desenhos tranformem-se em algo admirável, e é o que você vai ver e rever a seguir nesta galeria formidável.

Segundo a Wikipédia o desenho estava inserido em um contexto tribal-religioso em que acreditava-se que o resultado do processo de desenhar possuísse uma “alma” própria: o desenho era mais um ritual místico que um meio de expressão. À medida que os conceitos artísticos foram, lentamente, durante a Antiguidade separando-se da religião, o desenho passou a ganhar autonomia e a se tornar uma disciplina própria.

Não haveria, porém, até o Renascimento, uma preocupação em empreender um estudo sistemático e rigoroso do desenho enquanto forma de conhecimento. A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final.

Da Vinci foi a personalidade antiga que mais nos deixou fundamentos de como o desenho é importante para a criação, a sua representação do homem vitruviano, é um dos desenhos mais vistos da história.

Abaixo você vê a inserção de realidade em desenhos, tornando-os um, criatura e criador. Em algumas imagens o artista manteve a concepção original, não tinha a autorização dos autores, como a dos cadernos Tilibra, outras ele mesmo montou sobre imagens aleatórias, como as de Angelina Jolie, outras ainda a partir de desenhos prontos, acrescentando apenas o elemento real.


http://olavosaldanha.wordpress.com/desenhos-incriveis-02/

Nenhum comentário:

Postar um comentário