Bom, com o próprio grupo em conversa debatemos sobre a cultura do nosso município e percebemos que em São Mateus se destaca a cultura Africana, devido um grande número de pessoas que chegaram no período da colonização que contribuíram com a cultura local influenciando os demais municípios como Vila Pavão, Boa Esperança, Pinheiros e também Nova Venécia.
A cultura Veneciana possui uma mistura de raças, estilo e traços próprios de cada povo que aqui veio habitar.
Em nosso município além da influência italiana, temos também a presença da cultura afro.
Por tamanha rica da cultura local vemos que a escola é um local formado por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças. Segundo Morin (2001, p. 56):
A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.
Diante da diversidade de culturas dentro de diversas culturas é de competência do professor ter claros os objetivos e resultados que pretendem alcançar com uma atividade para que os alunos tenham as mesmas oportunidades, mas com estratégias diferentes.
Uma boa proposta de trabalho e desenvolver no aluno o interesse por sua história, a começar por sua família, se tem alguma relação com a história do município, isso pode ser feito através de entrevistas a pessoas mais velhas, moradores mais antigos.
Esta ação visa fazer com que cada um dos alunos conheça com profundidade a sua cultura. Outra sugestão de atividades seria:
Visita a pontos turísticos da cidade;
Fazer registro fotográfico e comparar com fotos antigas;
Entrevista a moradores;
Pesquisa em arquivos da prefeitura (documentos, fotos etc);
Propor feira com exposição do material pesquisado Ex: Culinária, vestuário local etc...
A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.
Diante da diversidade de culturas dentro de diversas culturas é de competência do professor ter claros os objetivos e resultados que pretendem alcançar com uma atividade para que os alunos tenham as mesmas oportunidades, mas com estratégias diferentes.
Uma boa proposta de trabalho e desenvolver no aluno o interesse por sua história, a começar por sua família, se tem alguma relação com a história do município, isso pode ser feito através de entrevistas a pessoas mais velhas, moradores mais antigos.
Esta ação visa fazer com que cada um dos alunos conheça com profundidade a sua cultura. Outra sugestão de atividades seria:
Visita a pontos turísticos da cidade;
Fazer registro fotográfico e comparar com fotos antigas;
Entrevista a moradores;
Pesquisa em arquivos da prefeitura (documentos, fotos etc);
Propor feira com exposição do material pesquisado Ex: Culinária, vestuário local etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário